Saving & Cost Avoidance

A ECL Gestão & Consultoria aplica os conceitos de Saving e cost avoidance, para ajudarem a produzir, dentro da estratégia do negócio, rentabilidade e lucratividade.A principal função dos indicadores de compras é fazer economia e evitar custos desnecessários.

A principal função dos indicadores de compras é fazer economia e evitar custos desnecessários. A medida mais óbvia do sucesso de um departamento de Compras é a quantidade de dinheiro economizado pela empresa com os suprimentos adquiridos.

Conhecidos como Saving e Cost Avoidance, eles ajudam a produzir, dentro da estratégia do negócio, rentabilidade e lucratividade.

O saving no caso é o quanto foi feito de economia e quanto de custo foi reduzido, é quando há uma compra pela segunda vez de um item e o comprador consegue adquirir por um preço mais barato.

Cost avoidance é um custo que o comprador consegue evitar. No caso do mesmo part number , ao comprá-lo pela primeira vez e feitas três cotações, o comprador escolhe a que tem menor valor e consegue derrubar ainda mais o preço”.

Os dois indicadores são usados pelos profissionais de compras e suprimentos no momento da negociação com o fornecedor. Ao otimizar todo o processo de fornecimento, por consequência, há a melhoria.

O que determina o uso dos indicadores é o mercado. Se um fornecedor pode e outro não pode, é sinal de que é possível. É uma questão de escolher o fornecedor ideal.

A definição dos sistemas de avaliação do setor de compras impacta diretamente todas as áreas da organização. Além da melhoria dos índices de produtividade, os KPI’s promovem a integração entre os departamentos, pois colocam frente a frente as demandas específicas de cada área e as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelo gestor de compras.